Psiquiatria é a área médica voltada para o cuidado com a saúde mental. No seu escopo estão, por exemplo, a prevenção de problemas comportamentais que podem afetar a vida dos indivíduos, e também o tratamento de transtornos mentais de grau leve, moderado e grave.
Infelizmente, cada vez mais pessoas estão desenvolvendo problemas de saúde mental, e os motivos podem ser vários, desde o estresse elevado e a vivência de traumas, até questões físicas. E a figura do psiquiatra tem ganhado cada vez mais importância nesse cenário.
O que faz um psiquiatra?
Psiquiatra é o médico especializado na área de Psiquiatria. No seu dia a dia, esse profissional atende pacientes que enfrentam diferentes quadros psiquiátricos, como esquizofrenia, dependência química, depressão, bipolaridade, psicose, anorexia, entre outros.
O atendimento com um psiquiatra envolve a realização de entrevistas, para que o profissional possa conhecer as reais necessidades e os problemas dos pacientes, e também a solicitação de exames, o diagnóstico, o acompanhamento e o tratamento personalizado.
Psiquiatria X Psicologia
Não confunda o psiquiatra com o psicólogo! Ambos os profissionais atuam na área de saúde mental, mas eles possuem responsabilidades distintas.
Os psiquiatras não realizam apenas um acompanhamento clínico. Entre as suas funções está a recomendação de medicamentos para seus pacientes. O tratamento psiquiátrico também pode envolver intervenções psicossociais, o aconselhamento e a própria psicoterapia, realizada por psicólogos.
Psicólogos ajudam os indivíduos a identificar gatilhos que os levaram a desenvolver problemas de cunho mental, contribuem com o seu autoconhecimento e os auxilia no processo de cura, realizado em conjunto com os psiquiatras.
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.